www.flickr.com
Ponto de Leitura Biblioteca Abdias Nascimento

QUEM SOMOS

A Biblioteca Abdias Nascimento é a Primeira Biblioteca Comunitária Especializada em Cultura Afro-brasileira e Africana no Subúrbio Ferroviário de Salvador - Bahia. Um espaço onde a leitura não se dá apenas pela palavra escrita mas também, como entre os povos africanos, através da oralidade e da riqueza de elementos que compõem o seu espaço físico.
Uma iniciativa que visa a promoção da leitura e a valorização da identidade afro-brasileira, fortalecendo a auto-estima e servindo de instrumento de apoio na aplicação do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas Escolas.
Fundada por Eduardo Odùdúwa e Isis Sacramento em 30 de maio de 2008, o projeto contou com o Patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal através do Programa BNB de Cultura 2008 para a sua criação. Contou ainda com o Apoio de Abdias Nascimento, Elisa Larkin, Dr. Samuel Vida e Raimundo Bujão, que incentivaram e possibilitaram a concretização do projeto.
Tem contado com o Apoio Institucional de instituições como a Fundação Palmares, Fundação Pedro Calmon, Maianga Edições, dentre outras, por meio de doação de livros, Cds, DVDs e material pedagógico para compor seu acervo.
Tem como Parceiros  o Centro Cultural Plataforma, a Associação Recreativa Bonfim de Esportes, que recentemente abrigou o projeto, Terreiro Ilê Axé Odé YeyÊ Ibomin, Terreiro Ilé Ifá Oloorun Babá Omi e TB Produções & Street Ware, através da realização de atividades culturais, além de escolas, artistas e grupos locais.

Em 2012 a iniciativa torna-se Ponto de Leitura através do Programa Mais Cultura.

Em seus cinco anos de existência, a Biblioteca Abdias Nascimento tem desenvolvido uma série de projetos. Dentre eles podemos destacar:

-Acesso Gratuíto ao acervo, com cerca de 1.000 títulos;
-Exibição de Vídeos produzidos por diretores negros ou que tenham o negro como foco principal;
-Contação de Histórias Afro-brasileiras e Africanas para crianças da comunidade;
-Curso de Língua e Cultura Yorubá;
-Oficina de Percussão e Confecção de Instrumentos com Material Reciclado para adolescentes e jóvens da periferia;
-Saraus denominados "Ajeun Cultural, onde a literatura negra é mesclada com manifestações artísticas de música, dança, teatro e poesia, regadas às iguarias da culinária baiana.

Em 2012 esta iniciativa pretende ampliar suas ações de modo a Promover a Difusão dos valores e da riqueza da Cultura Afro-brasileira.

A Biblioteca Abdias Nascimento é um projeto sem fins lucrativos, que no momento não conta com apoio financeiro do Governo ou de instituições privadas, contando com Seu Apoio por meio de Doações, Parcerias e Voluntariado.



Um comentário:

  1. Conheci, o Eduardo Odùdùwa em um curso de Língua e Cultura Yorùbá que ele veio ministrar e Petrolina, na associação das Mulheres Rendeiras/Ponto de cultura " As Histórias dos heróis do povo Negro" que fica localizado no no bairro José e maria, em 2015
    Essa língua e chamou minha atenção pelo fato de não conhece-la. Diante disso, estou fazendo uma pesquisa sobre a língua yorùbá( Monografia)pretendo defender no mês de Junho do ano corrente.
    Márcia Alves de Oliveira estudante de letras Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco campos Petrolina.

    ResponderExcluir